Natal, Navidad, Christmas, Noël, Weihnacht
- oje é dia de Natal. Feliz dia para ti!
- Para ti também, obrigado. Que sabes do simbolismo do Natal?
- Sei que uma época especial do uso da benevolência para com todos.
- Sim, sim. É isso mesmo e daí que os poetas e muitos outros enalteçam a necessidade de fazer Natal todo o ano.
- Pois, aprendi que não tem a ver somente com o nascimento de Jesus, o Cristo Redentor.
- Exatamente, é muito mais que isso. Simboliza também que todos podemos levar uma vida santa em qualquer época, qualquer lugar, basta que isso seja da nossa própria decisão.
- Pois, pois… e ainda se leva um tiro, um martírio, uma penalização…
- Efetivamente, essa decisão também acarreta que sejam quais forem as consequências o modo santo de viver a vida não se altera.
- Mas isso é impossível!
- Impossível – não propriamente, mas que é uma decisão difícil de tomar e mais ainda de manter, isso é com certeza.
- Olha, eu vou vivendo o melhor que sei e posso e já levo o carro cheinho de prendas. Vou passar primeiro por algumas casas de famílias que não as teriam se não fossem alguns como eu. São famílias que vivem na minha freguesia e de quem estamos ao corrente das necessidades. Outras prendinhas vão direto para a minha casa e família.
- Ora pois! Se todos participassem na vida social da sua comunidade já era alguma coisa. Mas muitos não distinguem o que podem fazer por modo próprio e caridoso daquilo que os governos responsavelmente devem fazer por todos os cidadãos.
- Verdade! Há muita confusão e jogos de empurra. Alguns países há que os governos gerem os impostos e outros lucros para o bem comum, outros apenas para a conveniência de algumas classes e familiares.
- Esses precisavam de aprender o simbolismo do Natal.
- Recordo muita vez que a Madre Teresa recolheu aos aposentos e se recusou a esbanjar a comida da celebração do Prémio que lhe foi atribuído, porque daria para alimentar, por mais de um ano, as crianças à sua guarda. Todos somos o que apenas somos mais o que desejamos poder chegar a ser.
- A nossa vida é também a vida que desejamos ter para connosco.