Vidas paralelas
al e qual! É isso mesmo! Muito bem!
…
…
- Humm! Não percebi nada do que ele disse.
- Porquê? Qual é o espanto? Ele não disse nada que já não soubéssemos.
- A questão não é essa…
- Então é a da concordância impossível entre ti e aquelas teorias todas?
- Mais ou menos. Faz-me confusão, não consigo apreender aquilo tudo e ainda menos achar que é assim mesmo.
- Bem, isso, cada um acha o que entender…
- Pois, mas se aquilo tudo é possível não somos mais que peões de um xadrez de nós mesmos e de uma existência total que vivemos, por… hã… episódios?
- O que ele referiu não é nada estranho, apenas pode lançar confusão se ouvido uma ou outra vez. Mas se o indivíduo se debruçar sobre o assunto com seriedade poderá encontrar os pontos de contacto aqui e além e verificar, por si mesmo, a probabilidade, ou exactidão, do que ouviu.
- Sim, mas parece estranho não haver a noção de tempo e espaço como a que temos vulgarmente… que vivemos simultaneamente muitas vidas em diferentes épocas e lugares, envolvendo um mesmo grupo de pessoas mais a diversidade de outras tantas que se juntam, conforme as situações, em prol da utilidade de tudo, para a elevação de cada um do indivíduo ainda bruto à angelitude dele mesmo. Parece esquisitíssimo que todas as atitudes, para não falar dos pensamentos, importam não só nesta vida que todos percebemos como real, como também vão influenciar todas as vidas anteriores, e as futuras, em que essas ditas atitudes têm causa, relação e consequência. Parecem-me surpreendentes esses paralelismos do ser, de cada ser estar sempre vivo de modos diferentes num cosmos constantemente criador e evolucionista. Acho, por outro lado, que tudo é magnífico e que isso tudo até poderia explicar muitas coisas, mas…
- Mas a incredulidade é maior que a compreensão…
- Pois!
- Então usa da razão e da sensatez para encarar e enfrentar analiticamente tudo o que ouves. Agora, atenta que o que hoje é surpreendente, amanhã pode ser vulgar. Observa tudo muito bem no cadinho do entendimento e mantém liberta a mente para ideias novas, criando espaço útil e emergente para as ideias que, hoje e para ti, podem necessitar ainda de comprovação.