Da comunicação
Ensinos e ensinamentos. Professores e alunos aprendem uns com os outros.
Uns aprendem a seleccionar a informação de forma clara e concisa mas, além disso, informação que tenha significado a nível prático, para a vida quotidiana dos outros.
Ou então, que tal informação possa ter comparações práticas e semelhantes ao que acontece regularmente.
Senão a comunicação não é percebida na sua totalidade e, às vezes, nem sequer parcialmente. É necessário estabelecer a conjuntura adequada à transmissão da informação para esta ser melhor compreendida.
Saber transmitir com mestria a matéria de um programa e as próprias conclusões dessa matéria são deveres que nem todos conseguem cumprir. Seja em aulas, seja em simples conversas.
- Quantas vezes se trocam as palavras e os significados destas?
- E quantas vezes tornamos inteligíveis os nossos pensamentos em palavras? Quantas vezes pensamos uma coisa e dizemos outras relaxadamente, distraidamente…
- Pois, e então, inadvertidamente, podemos constranger até aqueles que amamos enganando-os, sem querer de todo enganar ninguém e muito menos esses.
- Isso requer um uso judicioso de comunicação verbal, que passa pelo melhor sentido das palavras, e das atitudes que demonstramos com a nossa fala, ou quando escutamos a fala dos outros.
- Ou seja, quando expressamos os nossos sentimentos…
- Ou seja, quando nos importamos com os outros mais do que connosco.
.
..
Disse Molière: A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos !
.
.