Lembranças e recordações
Lembranças e recordações…
- Não são a mesma coisa?
- Talvez não, lembranças e recordações podem ser objectos ou memórias do passado.
- Ah! Pois podem!
- Lágrimas e sorrisos podem ser atraídos por elas, sejam os objectos por onde passámos, sejam as memórias. Fazem parte da vida. Porém, podemos passar anos e anos em lágrimas, mas geralmente não conseguimos perfazer tanto tempo com sorrisos. E no entanto, atendendo aos movimentos e músculos necessários para o efeito, deveríamos ter mais facilidade em sorrir.
- Olha, eu já nem me lembro de dar uma gargalhada, daquelas que saem alto e inesperadamente, como uma exclamação. Imagina agora o sorriso, que é algo mais educado e sereno…
- Tu e a maioria das pessoas perderam o jeito de sorrir. Até o gracejo se tornou, com toda a facilidade, um sarcasmo. Não achamos piada a nada! Mas em compensação, criticamos tudo de modo cada vez mais inquietante e mordaz.
- E depois? Deve ser das nossas corridas contra o tempo, que não temos para nós mesmos.
- Acho que sim, mas este tipo de atitude cria fortes círculos de energias pesadas, que vão envolvendo tudo – das casas aos espaços livres, dos jardins à atmosfera. Todo o planeta está influenciado, presentemente, por uma pesada névoa – a que chamam de Noosfera ou a esfera do pensamento humano – produzida por pensamentos acirrados e, por isso, inúteis e aniquiladores da boa disposição para as pequenas coisas que poderiam transformar o dia.
.
.
Disse Teilhard de Chardin: Quando, pela primeira vez, num ser vivo, o instinto se avistou no espelho de si próprio, o Mundo inteiro deu um passo !
.
.